sábado, 24 de dezembro de 2022

Comentários Eleison: O COLAPSO DO OCIDENTE

 

Por Dom Williamson

Número DCCCV (805) – 17 de dezembro de 2022

 

O COLAPSO DO OCIDENTE

 

Então, de quem é a casa que pode resistir a todas as tormentas?

Somente a d’Ele, construída em Deus, e não sobre areia!

 

O Natal se aproxima, e o cenário mundial está sombrio. O que Nosso Senhor diz aos Seus Apóstolos? “No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo” (Jo. XVI, 33). Lembremo-nos do que Ele venceu com o resumo abaixo de uma conversa realizada em setembro passado com um dos melhores comentaristas que aparecem agora regularmente na Internet, Gonzalo Lira (busque no Youtube por: “End of Abundance w/Gonzalo Lira (live)”):

 

O Ocidente está à beira do colapso civilizacional. Estamos entrando em território obscuro com o que se anuncia para o nosso futuro próximo, como a vinda da moeda digital e o sistema de crédito social. O presidente da França, Macron, declarou o fim da “era da abundância”, e nos dizem que cada crise será “pior do que a anterior”, e não haverá retorno ao “velho normal”.

 

A crise da covid de 2020 foi sucedida pela crise da Ucrânia de 2022, na qual os líderes ocidentais praticamente declararam guerra à Rússia usando a Ucrânia como vítima. As sanções foram planejadas para prejudicar o povo russo e derrubar o governo no Kremlin. No entanto, em sua arrogância, esses líderes julgaram mal a economia russa. A Rússia não precisa do Ocidente. Existem agora outros compradores do gás russo. O Ocidente perdeu sua posição dominante na economia global. As exportações de petróleo bruto russo sancionadas pelo Ocidente foram redirecionadas para China, Índia e Brasil.

 

As sanções contra a Rússia aceleraram o inevitável colapso econômico do Ocidente. A base industrial do Ocidente foi esvaziada. A renda das pessoas está implodindo. Os custos dos combustíveis e dos alimentos estão aumentando. Estamos prestes a sofrer outra Grande Depressão, como a dos anos de 1930; uma depressão inflacionária não vista na Europa desde a Alemanha de Weimar. Essa grande depressão econômica será acompanhada por escassez de energia e de alimentos.

 

Será que existe uma saída para o colapso iminente das economias ocidentais? Somente acabando com as sanções. No entanto, o Ocidente está dominado pela insanidade e pela psicose em relação à Rússia. A histeria tomou conta. Existe agora no Ocidente um ódio e uma desconfiança arraigados da Rússia, alimentados por um constante bombardeio de propagandas e mentiras. A farsa do “Russiagate” fez de Trump um “agente russo” e um “fantoche de Putin”. Como poderá o Ocidente retornar dessa psicose à política racional?

 

E qual é a resposta da classe política ocidental ao colapso social e econômico da Europa? Culpar Putin. A crise energética é “culpa da Rússia”. No entanto, foi o Ocidente que transformou a energia em arma e iniciou a guerra de sanções. Mesmo que agora as potências ocidentais quisessem chegar a um acordo, por que a Rússia o aceitaria? A Rússia não negociará com o regime de Zelensky, este sim um fantoche do Ocidente. Não se pode confiar na palavra do Ocidente após o fracasso dos acordos de Minsk. O destino da Europa é sofrer com a fome, o frio e a escuridão. O dano durará por gerações. (Daquela entrevista, realizada no outono, pra cá, ninguém menos que uma ex-dirigente ocidental, Angela Merkel, chanceler da Alemanha de 2005 a 2021, admitiu em público que os dois acordos de Minsk de 2014 e 2015 foram assinados por líderes ocidentais simplesmente para obter tempo para que a Ucrânia se preparasse para a guerra. Por que a Rússia deveria agora confiar em qualquer tentativa de negociação da parte deles?)

 

Voltemos a Nosso Senhor: “Portanto, não vos preocupeis” por comida ou bebida ou roupa (ou luz ou aquecimento), pois “seu Pai celestial sabe que necessitais de tudo isso. Buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt. VI, 31-33). Mas se, caríssimos leitores, a humanidade despreza Sua própria existência, sem falar em Seu reino e Sua justiça, o que ela pode esperar? Ver Mt. VII, 26-27.

Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.